O Futuro do ALIEN RPG da Free League e New Order

5
(1)

I can’t lie to you about your chances, but… you have my sympathies.
— ASH

O espaço é vasto, escuro, e hostil. Raios gama e rajadas de neutrinos surgem de estrelas moribundas para queimá-lo vivo, buracos negros te esmagam e o vácuo em si ferve seu sangue e estoura seu cérebro. Gritar é inútil, ninguém poderá ouvi-lo…não prenda a respiração, isso vai romper seus pulmões. O espaço também não é tão vazio quanto você pensa – suas fronteiras estão sempre em expansão. Governos rivais travam uma guerra fria de agressão, enquanto empresas gananciosas disputam recursos valiosos. Os colonos e os exploradores avançam pelas estrelas e apostam suas próprias suas vidas em cada novo mundo em terra formação. E há coisas à espreita nas sombras de asteroides e planetoides – coisas estranhas e mortais. Coisas Aliens.

Este é ALIEN RPG, um jogo de sobrevivência e terror em um universo de horror visceral e espírito corporativo, onde pessoas sintéticas brincam de deus enquanto caminhoneiros e fuzileiros espaciais servem de anfitriões para criaturas macabras recém-nascidas. É um universo cruel e implacável e você não é nada senão dispensável. Permaneça vivo, se puder.

Originalmente lançado em 2019 pela editora Free League, chegou ao Brasil através da New Order em 2021. O jogo foi bem recebido do lado de cá do atlântico e se desenvolveu especialmente entre os fãs da franquia e os entre os jogadores já familiarizados com o sistema Year Zero. Algumas comunidades cresceram ao redor dessa obra, sendo a maior delas mantida pelo tripulante e sobrevivente Marcos Marques Pereira.                                                                                                 

Bibliotecário, fã de quadrinhos há mais de 40 anos, Marcos está se aventurando no RPG desde 1996. Atualmente focando em D&D e ALIEN.  

Redes e Projetos do Marcos:

Facebook

Instagram 

Twitch

Youtube

.

Marcos começou no ALIEN RPG narrando aventuras curtas para testar o jogo, e alguns sobreviventes (os jogadores, srsr) se animaram a encarar uma campanha longa sem final previsto. Nas one shots o jogo tem o clima mais próximo dos filmes com um roteiro que te joga na ação rapidamente. Esse tipo de sessão é mais atraente para jogadores com pouco tempo para seguir em uma campanha ou que curtem mesmo esse estilo.

O jogo tem ferramentas para seguir infinitamente pelo cosmo com suas aventuras. Há um mapa conhecido que, por si só, já pode render muitos anos de diversão, e ainda é possível criar suas próprias fontes de stress (uma mecânica importante no jogo). Em uma campanha sem final previsto, por sua vez, há muita coisa para ser vista além de xenomorfos. Nem todas as sessões serão de ação ou envolverão perigo de vida.

O cenário é bem rico, com os filmes, livros e quadrinhos servindo de inspiração constante, e isso me faz ter fé no futuro deste RPG. Claro que a MÃE DO JOGO (nome dado ao mestre em ALIEN RPG) pode usar isso e fazer com que sua campanha seja uma coletânea de one shots. A campanha que narro, há mais de um ano e meio, já teve vários jogadores, e apenas um persiste desde o início. Seguimos um estilo híbrido entre caminhoneiros e colonos.

O jogo está vivo e tem recebido novas expansões e cenários de boa qualidade. Atualmente além do livro básico, que é autossuficiente e não requer material extra algum para ser utilizado, a Free League já lançou 4 suplementos que você pode conferir em detalhes aqui. No Brasil a detentora dos direitos do ALIEN RPG é a editoria New Order que lançou o livro básico em 2021. A Editoria tem planos de produção do Manual dos Fuzileiros Navais e O Destruidor de Mundos.

Com relação ao futuro do jogo, Marcos acredita (assim como todos nós!) na expansão do cenário com novos materiais. Há muitas fontes de inspiração para o desenvolvimento de novos enredos, então depende apenas dos fãs do cenário. Creio que as one shots ainda estarão em alta – Lembrando que essas aventuras curtas podem render de um a três dias de jogo, talvez um pouco mais – Espero também que mais material oficial seja publicado e traduzido, completa Marcos.

Ficou interessado? Confira no canal abaixo uma ótima curadoria de alguns jogos de Alien RPG gravados pelo Marcos e amigos. E caso queira participar de uma comunidade ativa e saudável de mestres e jogadores desse jogo, clicando aqui você será direcionando para um grupo de Whastapp criado e mantido pelo nosso capitão Marcos Marques.

Fique alerta e não deixe de checar nossos outros artigos de RPG!


O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Por favor, nos siga nas redes socias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos por email
https://www.youtube.com/@geekmultimidia
https://www.instagram.com/geekmultimidia/