Ao pensar em animação japonesa “clássica”, é inevitável que venham à mente nomes como Osamu Tezuka, Katsuhiro Otomo ou Hayao Miyazaki e suas consagradas obras, como “Astroboy”, “Akira” e “A viagem de Chihiro”.
Muitos acreditam que a base da animação japonesa teria sido a animação ocidental. No entanto, como poderiam ser tão diferentes? Essa impressão é mesmo verdadeira?
Viktor Danko, graduado em Comunicação Social e mestre em Comunicação, nos conduz ao longo do seu próximo livro “Animação japonesa: de 1907 até 1999”, onde encontramos uma análise histórica e cultural da animação japonesa.

Durante sua pesquisa de mestrado sobre a produção de Hayao Miyazaki, Viktor Danko percebeu a importância das diversas referências que moldaram o cinema do diretor. Assim, Danko empreendeu um estudo profundo para compreender melhor o contexto do cinema de Miyazaki.
Dessa pesquisa surgiu a ideia de um livro que reuniria todo esse conhecimento essencial para compreender as raízes de diretores aclamados da atualidade, incluindo Miyazaki e outros.
O livro explora a evolução das artes tradicionais japonesas até o cinema animado, destacando técnicas e narrativas. Também analisa eventos históricos, como a WW2, e seu impacto na arte global, incluindo obras posteriores no Brasil.

Atualmente o projeto encontra-se em financiamento coletivo no Catarse por um preço super acessível e com inúmeras recompensas, entre as quais, destacamos:
Kit surpresa Laboralivros: Um kit montado com 6 (seis) itens surpresa que podem ser pôsteres, adesivos, marcadores, imãs; Imã Kumo to Tulip: Imã de geladeira de 8×5 cm com imagem do filme Kumo to Tulip; Marcador Katsudô Shashin: Marcador em papel triplex 300 g colorido frente e verso com uma das famosas linhas de filme da considerada primeira animação japonesa; Totebag Animação Japonesa: Uma totebag de 25×30 sublimada.
Esse projeto de livro é um trabalho inédito no âmbito da pesquisa sobre animação no Brasil. Ele se propõe a ser um ponto de partida a diversos pesquisadores que carecem de material e querem concretizar suas pesquisas, mas também é direcionado ao público que se interessa e gosta de cultura japonesa.
Existe muito a ser explorado no universo das animações nipônicas. Por que não começar pelo início de tudo?
Confira mais informações no Instagram do projeto!
Mas corra pois o financiamento termina nesse domingo, 31/março!