![](https://geekmultimidia.com.br/wp-content/uploads/2023/10/384476162_694390685522120_7426889218428202732_n.png)
Provavelmente, todo mestre de RPG ao montar uma aventura se pergunta “Qual o melhor sistema para abraçar a trama que estou desenvolvendo?“. Se você não é mestre, mas sim autor, e está criando o seu universo, seu cenário, certamente já deve ter pensado “Para qual sistema irá adaptar o seu mundo?“. E até mesmo para o jogador que está iniciando no mundo dos RPG’s, diante de tantos sistemas de jogo, qual seria o mais didático para se aprender?
Victor Ballogh tentou simplificar esses tipos de questionamentos ao criar seu próprio sistemas de regras para RPG, chamado de 3DX.
O que é o 3DX?
O 3DX é um sistema de RPG de mesa customizável que desempenha aventuras em qualquer tipo de cenário. Veja alguns exemplos: anime, cyberpunk, faroeste, fantasia, ficção científica, guerra, medieval, mistério, paranormal, pirata, pós-apocalíptico, super-heróis, suspense, steampunk, terror, zumbi, etc.
Confira seus principais aspectos:
- Desempenha aventuras em qualquer cenário;
- Contém regras objetivas e universais;
- Funciona nas modalidades solo e cooperativo;
- Envolve pouca matemática;
- Conta com uma licença pública de copyright.
Não requer muitos acessórios para iniciar a jogar.
Tudo que você precisa para iniciar a jogar é o livro básico do jogo, algumas fichas de personagens, 3 dados de 6 faces do tipo comum que você encontra em qualquer jogo de tabuleiro, e bastante imaginação. Mas é possível usar o 3DX com dados diversos. Por exemplo: o núcleo usa 3D6, mas existem suplementos que permitem alterar isso. Dessa forma, é possível jogar com o 3DX usando 2D6, 1D20, 2D8, etc.
Precisa pagar para utilizar o 3DX?
Todo o sistema 3DX, bem como os suplementos, são gratuitos. Ele também possui uma licença pública de copyright, isto é, qualquer pessoa (física e jurídica) pode utilizá-lo em projetos pessoais e comerciais. Contudo, a venda direta do Sistema 3DX, íntegro ou modificado, é expressamente proibida.
Nossa opinião sobre o sistema 3DX.
A primeira impressão quanto ao trabalho do Victor foi ótima.
O livro de regras do sistema é conciso. Constituído atualmente por pouco mais de 50 páginas, descreve muito bem as principais situações na qual mestres e jogadores podem se deparar durante uma partida de RPG, independente do cenário do jogo. O sumário possui uma hierarquia de títulos e subtítulos que facilita a busca de informações por aqueles que estão começando a se aventurar por este sistema.
A ideia de simplificar o sistema de rolagem de dados para o uso do comum D6 foi assertiva, e permite que qualquer iniciante possa ter o mínimo suficiente para começar a jogar.
O sistema é bem flexível para se criar habilidades, magias e poderes, e deixa jogadores experientes e mestres bem a vontade quanto a criatividade. Contudo, para um jogador iniciante pode ser intimidador não ter, por exemplo, uma tabela pré-construída com diversas opções para escolha. Vale ainda salientar que devido à natureza genérica para qualquer tipo de cenário que o 3DX oferece, seria impraticável fazer todos os tipos de poderes, magias e habilidades para os diversos cenários possíveis de jogo.
No geral, indicamos muito o sistema 3DX, uma vez que sua flexibilidade de jogo o torna muito versátil.
Deixamos aqui o link para que você conheça a plataforma que hospeda o sistema 3DX, que possui tudo um suporte para jogadores, além dos materiais necessários para a rolagem de uma partida.
Link para a plataforma do sistema 3DX: https://www.sistema3dx.com.br/index