No dia Nacional do RPG comemoramos não apenas um tipo de jogo, mas toda uma cultura que foi desenvolvida com ele.
Se você joga RPG atualmente, você com certeza já teve em suas mãos ou já viu na estante de algum colega, ou ainda já presenciou conversas sobre Dungeons & Dragons, GURPS. ou Vampiro: A Máscara.
Esses foram alguns dos mais famosos RPGs e, além de muitas vezes terem sido um dos jogos que apresentou muitos fãs ao hobby, todos eles têm mais algo em comum: foram publicados pela Editora Devir nos anos de 1990.
Precisamente foi a Devir que lançou o primeiro RPG no país, trazendo o GURPS em 1991.



Logo em seguida uma sequência de novos jogos foram sendo publicados, e o cenário do RPG vê surgir novas editoras direcionadas para esse público. Hoje, o RPG é indicado inclusive pelo Ministério da Educação como método de ensino.
A popularidade do jogo cresceu tanto que, nos últimos anos, a comunidade de RPG criou o Dia Nacional do RPG: uma ocasião dedicada à celebração dos jogos em conjunto com a comunidade RPGista.
A escolha do dia 24 de fevereiro remonta à comemoração do aniversário de Douglas Quinta Reis, um dos visionários fundadores da Devir, cujo papel foi fundamental na introdução e popularização do Role Playing Game (RPG) no Brasil.

Até onde nos permitiu o resultado do nosso teste de rastrear, verificamos que O Dia Nacional do RPG, aqui no Brasil, tem sido originalmente fomentado por Cecília Reis, Viviane Silva, Dmitri Gadelha, Rodrigo “Ragabash” e, especialmente, por Jaime Daniel, criador e coordenador do Dia Nacional do RPG desde sua criação em 2018. Confira mais sobre esse trabalho no Canal do Youtube e as páginas no Facebook e no Instagram referentes ao projeto.
Confira outras publicações sobre RPG aqui em nosso blog.