Se você é geek, provavelmente gosta de jogos digitais, ou mesmo já pensou em fazer o seu próprio jogo.
Porém já parou para pensar como é criado um jogo digital? Se você respondeu, “Através de programação”, você acertou.
A indústria de games vem crescendo muito nos últimos anos. E o crescimento de qualquer indústria, traz consigo a especialização tanto da mão de obra, como dos processos de produção.
Até um tempo atrás um desenvolvedor de jogos digitais precisaria dominar alguma linguagem de programação e praticamente começar seu jogo do zero. Isso fazia com que o processo de produção fosse árduo e demorado. E uma vez que o jogo estivesse concluído e o desenvolvedor passasse para outro projeto, dificilmente ele conseguiria aproveitar o trabalho do projeto anterior, ou seja precisaria fazer tudo novamente do zero.
Alguns conceitos são comuns a vários jogos, por exemplo se compararmos os jogos, Mario da Nintendo e Sonic das SEGA, percebemos que apesar de serem realizados por pessoas diferentes, e para plataformas distintas, possuem algumas coisas em comum. Podemos citar como pontos em comum, a física do jogo, ambos personagens possuem a habilidade de pular, sofrem o efeito da gravidade ao ficarem suspensos no ar, se deslocam na horizontal, acumulam pontos, vidas, entre muitas outras coisas.
Então para facilitar a produção de jogos e os desenvolvedores não precisarem “reinventar a roda” toda vez que iniciarem um novo projeto, surgiram os motores de jogo (Game Engines, em inglês).
O motor de jogo transforma a tarefa complexa de desenvolvimento de jogos – em algo um pouco mais simples –, fornecendo uma camada de abstração, fazendo com que muitas partes complexas pareçam fáceis.
Hoje temos um número razoável de motores de jogo no mercado, alguns especializados para jogos em 2D, outros em 3D, alguns pagos e outro livres e gratuitos.
Um belo dia, coloquei na cabeça que queria aprender a desenvolver jogos. E após uma breve pesquisa descobri uma grande variedade de opções como a Unity, até então uma das mais utilizadas no mercado, descobri também a Unreal, que se destaca pela qualidade no desenvolvimento 3D, entre muitas outras. Então como escolher qual motor de jogo usar?
No meu caso precisei definir algumas premissas para decidir qual motor estudar. A primeira delas, que é um fator muito importante para mim e que pode ser também pra muitos desenvolvedores iniciantes, foi definir quais dos motores disponíveis no mercado eram gratuitos? Descobri que existem muitos motores gratuitos, ou que sejam gratuitos até certo ponto, cobrando taxas só após o seu jogo começar a faturar, ou oferecendo pacotes de expansão pagos.
O segundo ponto que precisei definir era se meu jogo seria 2D ou 3D. Decidi fazer um jogo em 2D, pois entendi que estava iniciando e começar em 3D seria acrescentar uma dificuldade desnecessária já no início do aprendizado.
O terceiro ponto na minha escolha foi encontrar um motor que fosse compatível com o hardware que eu tinha para utilizar. Como o meu aprendizado iria começar como um hobby, achei que não faria sentido investir algum valor no momento, e deveria encontrar um motor de desenvolvimento que se encaixa-se no computador que eu já tinha em casa.
![](https://geekmultimidia.com.br/wp-content/uploads/2023/10/logo_vertical_color_light-895x1024.png)
Eis que no durante a pesquisa descobri o motor de desenvolvimentos de jogo GODOT.
Além de ser gratuito, com foco tanto no 2D como no 3D, leve para a minha máquina, o GODOT ainda por cima é de código aberto, adoro sistemas de código aberto. Uma coisa que me fez se apaixonar ainda mais pelo GODOT, foi que durante a escolha eu estava estudando a linguagem de programação Python, e o motor GODOT possui um linguagem de programação própria chamada GDscript, que possui muitas semelhanças com a sintaxe do Python.
O Godot Engine é um mecanismo de desenvolvimento de jogos multiplataforma gratuito e completo que facilita a criação de jogos 2D e 3D.
Fiz um jogo para ajudar jogadores de RPG-solo em suas campanhas, utilizando o motor GODOT. Batizei o jogo de G.A.R.P.S, exportei no formato HTML5 para ser jogado no navegador web tanto em PC’s como smartphones, e você pode experimentar o jogo aqui: https://geekmultimidia.com.br/index.php/dominus/
One Comment